A EA confirmou que vai encerrar os servidores e remover FIFA 23 das lojas em outubro, marcando o fim da lendária série de futebol virtual.
O FIFA 23, último jogo a carregar a icônica marca da franquia, será desativado em 30 de outubro de 2025. A partir dessa data, o título sairá das lojas da EA e não será mais possível disputar partidas online.
Além dele, outros jogos também terão seus modos online encerrados: NHL 21 (6 de outubro), Need for Speed Rivals (7 de outubro) e Madden NFL 22 (20 de outubro).
O fim do FIFA foi selado em 2023, quando a EA substituiu a marca pelo EA Sports FC, que já conta com duas edições e deve ganhar a terceira em 2025.
A decisão segue uma prática comum da indústria, em que títulos antigos são retirados das lojas e têm seus servidores desligados, como já ocorreu com UFC 3 e Madden NFL 21.
A EA não explicou o motivo das remoções, sem confirmar se a decisão está ligada ao foco em títulos mais recentes ou a questões de licenciamento. Embora não seja o caso de Need for Speed, franquias como FIFA, Madden NFL e NHL dependem de acordos específicos com a Electronic Arts para uso de suas marcas.
Fatores como direitos de imagem de atletas, licenças de músicas para a trilha sonora e outros elementos presentes nos jogos podem influenciar diretamente na continuidade de suas vendas.
Em outras palavras, diversos aspectos contratuais e legais podem levar à retirada desses títulos das plataformas digitais.
Mas conta aí nos comentários. Para você, qual foi a melhor edição do FIFA?




