Lançado em março, Assassin’s Creed Shadows rapidamente se firmou como o jogo mais vendido de 2025 na Europa.
O verdadeiro líder de vendas no continente ainda é EA Sports FC 25, lançado em setembro de 2024 e que segue no topo mesmo com críticas negativas entre jogadores de PC.
De acordo com dados da Game Sales Data (GSD), divulgados pelo jornalista Christopher Dring no portal The Game Business, o novo capítulo da franquia da Ubisoft superou lançamentos de peso deste ano, entre eles estão Split Fiction, que ocupa a sexta posição, Monster Hunter Wilds, em sétimo, e Mario Kart World, título de estreia do Switch 2, que aparece em nono lugar.
Apesar da disputa com o jogo de futebol da EA, o desempenho de Shadows reforça a força da marca Assassin’s Creed no mercado europeu. O título já ultrapassou a marca de 5 milhões de jogadores, somou mais de 2 bilhões de eliminações furtivas e trouxe uma estatística curiosa celebrada pela Ubisoft: 38 milhões de animais acariciados dentro do jogo.
Os números, porém, também revelam um cenário de retração na indústria. Até 28 de julho foram vendidos cerca de 71 milhões de jogos na Europa o que representa uma queda de 6% em relação a 2024.
As vendas físicas registraram uma baixa ainda maior, com 19,7 milhões de unidades comercializadas, 9% a menos que no ano anterior. A expectativa era de que GTA 6 pudesse impulsionar o setor, mas com o adiamento para 2026, a indústria segue sem um título capaz de aquecer significativamente o mercado.
O sucesso de Assassin’s Creed Shadows mostra a força da franquia, mesmo em um mercado em queda. E você, já explorou o Japão feudal no novo jogo?




