Meses antes de chegar ao mercado, a Electronic Arts já tinha consciência de que Anthem não alcançaria o sucesso esperado.
A revelação veio do ex-produtor executivo Mark Darrah, que afirmou em vídeos recentes que a própria EA comunicou à equipe de desenvolvimento que a expectativa era de notas em torno de 70 no Metacritic, bem abaixo do histórico da BioWare, conhecida por títulos que costumavam atingir a casa dos 90.
Segundo Darrah, entre setembro e outubro de 2018, apenas alguns meses antes do lançamento, a equipe já percebia que o projeto estava em um estado crítico.

Apesar da ambição em criar um shooter com elementos de RPG e mundo compartilhado, Anthem acumulava falhas técnicas e decisões criativas equivocadas.
Uma das limitações mais frustrantes era a impossibilidade de acessar informações detalhadas de equipamentos e loadouts durante as missões, prejudicando a experiência do jogador.
Além disso, o ex-produtor ressaltou que a BioWare tinha um “péssimo entendimento sobre jogos multiplayer”, o que impactou diretamente a estrutura narrativa.
A tentativa de contar uma história no mesmo padrão dos RPGs single-player do estúdio não se encaixou bem em uma proposta de jogo cooperativo online, resultando em uma experiência inconsistente.

Darrah também comentou sobre as dificuldades em alcançar notas altas no Metacritic. Para ele, mesmo um jogo de qualidade pode ser penalizado por poucas avaliações negativas.
No caso de Anthem, o resultado foi ainda mais drástico: seis anos após seu lançamento, o título permanece com apenas 59 pontos na plataforma, refletindo os inúmeros problemas de performance, a falta de conteúdo de endgame e, posteriormente, a decisão de encerrar o desenvolvimento.

Marcado para ser desativado permanentemente em janeiro de 2026, Anthem se tornou um exemplo de projeto promissor que não conseguiu superar os próprios obstáculos, deixando claro que até mesmo a liderança da EA já previa o fracasso meses antes de chegar às prateleiras.
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