O lançamento de Borderlands 4, o mais novo capítulo da popular franquia de looter shooter da Gearbox Software, não está sendo tão tranquilo para quem joga nos consoles.
Embora a crítica especializada tenha elogiado o game, a comunidade de PlayStation 5 e Xbox Series X|S vem registrando sérios problemas de desempenho, principalmente em sessões mais longas ou em batalhas de alto nível.
Quedas drásticas de FPS e suspeita de memory leak
No Reddit, diversos jogadores descrevem quedas extremas na taxa de quadros, transformando a jogabilidade em um verdadeiro “slide show”, chegando a apenas 1 FPS.
A principal suspeita é de um memory leak, que faz o jogo consumir cada vez mais memória com o passar do tempo. Os travamentos costumam ocorrer entre uma e quatro horas de jogatina contínua.
Bug com habilidades de Harlowe agrava situação
Outro ponto crítico apontado é um bug envolvendo a personagem Harlowe e a combinação das habilidades Runaway Reaction e Demon Core. O uso simultâneo cria efeitos de status infinitos que sobrecarregam o sistema e resultam em travamentos.
Enquanto alguns jogadores conseguem contornar o problema salvando o progresso e reiniciando o aplicativo, para quem usa Harlowe a única opção é redistribuir os pontos de habilidade, o que gera frustração entre aqueles que já tinham investido em builds específicas.
Frustração cresce na comunidade
A repercussão entre os fãs não é nada positiva. Muitos criticam o fato de um grande lançamento exigir reinícios constantes para rodar de forma aceitável.
A ironia também tomou conta: jogadores começaram a brincar que o game agora roda em “segundos por quadro”, fazendo piada com a promessa do CEO da Gearbox, Randy Pitchford, de que Borderlands 4 teria sido feito para “hardware premium”.
No Xbox, o cenário é semelhante. Um vídeo amplamente compartilhado mostra o jogo praticamente congelando após a derrota de um chefe poderoso. Nem mesmo as soluções temporárias sugeridas por criadores de conteúdo como Moxsy resolveram completamente a situação.
A situação só piora com o comentário do polêmico Randy Pitchford, que usou sua conta na rede social X para manifestar sua opinião. Segundo ele, o game é bem otimizado e aqueles que estão tendo problemas deveriam “usar o DLSS” como forma de aumentar seu desempenho.
Ele também afirma que o público criou expectativas erras e que somente 1% das instalações do jogo são reportadas ao sistema de suporte do estúdio.
“É um erro acreditar ou esperar que os PCs que estão entre a especificação mínima e a recomendada possam conseguir todas as taxas de quadros extremamente altas, recursos máximos/ultra e resoluções extremamente altas”, afirmou Pitchford no último domingo (14).
Use DLSS. It’s great. The game was built to take advantage of it. This is not a competitive FPS. And, I have been led to believe that in a blind test that humans cannot detect any input lag. In my own demonstrates and experiments, I believe this is true.
— Randy Pitchford (@DuvalMagic) September 15, 2025
Futuro incerto para o Switch 2
As críticas levantaram questionamentos sobre a otimização do título e a qualidade dos testes internos. Enquanto alguns jogadores migraram para o PC, onde os problemas parecem menos frequentes, outros já duvidam da viabilidade do lançamento planejado para o Nintendo Switch 2, previsto para outubro.
Apesar da recepção positiva da crítica especializada, a experiência nos consoles tem deixado muito a desejar e a pressão sobre a Gearbox cresce a cada novo relato da comunidade.
E você, já enfrentou esses problemas em Borderlands 4?
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