A Sony está reposicionando sua estratégia no setor de games. A companhia começou a deixar de focar exclusivamente no hardware do PlayStation para investir em um modelo de plataforma que prioriza a criação de comunidades e o aumento do engajamento dos jogadores.
.jpg)
Imagem: Helldivers II chegando para Xbox
O vice-presidente sênior da empresa, Sadahiko Hayakawa, revelou durante a apresentação dos resultados do trimestre encerrado em 30 de junho de 2025 que essa mudança faz parte de um plano global. Games, música e cinema representam mais da metade da receita da companhia e o objetivo é integrar esses segmentos para criar um ecossistema de conteúdo mais forte e diversificado.
Entre as iniciativas citadas estão a substituição de produtos voltados apenas ao consumo, como televisores, por equipamentos de criação, como câmeras digitais, além do fortalecimento de serviços como streaming de música, o catálogo musical da empresa, a Crunchyroll e parcerias com produtoras como a Bandai Namco para desenvolver novos conteúdos e franquias.
No universo dos games, a estratégia já está visível. Títulos antes exclusivos do PlayStation estão chegando ao PC e outras plataformas. Uma vaga recente para diretor sênior de multiplataforma e gestão de contas confirma esse direcionamento. O cargo será responsável por liderar a estratégia comercial global dos títulos da PlayStation Studios em canais como Steam, Epic Games Store, Xbox, Nintendo e no mercado mobile.

Esse movimento indica que a Sony pretende fortalecer a marca PlayStation não apenas pelo console, mas pela oferta de conteúdo e pela construção de uma comunidade ativa em diferentes plataformas. O objetivo é fidelizar jogadores independentemente do dispositivo que utilizam.




