Primeira competição mundial de robôs humanoides na China

Centenas de androides participaram da primeira competição mundial de robôs humanoides, iniciada nesta sexta-feira (15) em Pequim.

As provas vão desde os 100 metros com barreiras até demonstrações de kung fu.

O evento, chamado Jogos Mundiais de Robôs Humanoides, acontece no Oval Nacional de Patinação de Velocidade, estrutura construída especialmente para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022.

Mais de 500 robôs de 16 países participam das disputas, que incluem esportes tradicionais, como atletismo e basquete, além de tarefas práticas, como classificação de medicamentos e limpeza.

“Acredito que em cerca de dez anos os robôs estarão no mesmo nível que os humanos”, disse à AFP o estudante Chen Ruiyuan, de 18 anos, que acompanhava a competição.

Por enquanto, os atletas de carne e osso não precisam se preocupar. Uma das primeiras provas do dia foi uma partida de futebol entre dez robôs do tamanho de uma criança, que se moviam lentamente pela quadra, muitas vezes presos em amontoados ou caindo com facilidade.

Na corrida de 1.500 metros, os humanoides da empresa Unitree chamaram a atenção pelo ritmo, deixando para trás os concorrentes. O mais veloz completou a prova em 6 minutos e 29 segundos, ainda distante do recorde mundial humano, que é de 3 minutos e 26 segundos.

Segundo a Federação Internacional de Robótica, o governo chinês colocou os humanoides no centro de sua estratégia nacional.

Em março, Pequim anunciou investimentos massivos em startups de tecnologia, especialmente nas áreas de robótica e inteligência artificial.

Hoje, a China já detém o maior mercado mundial de robôs industriais. Em abril, a capital chinesa sediou o que foi apresentado como a primeira meia maratona do mundo disputada exclusivamente por robôs humanoides.


O evento deixa claro que os robôs ainda estão longe de superar os humanos, mas já mostram um futuro onde tecnologia e esporte caminham lado a lado.

E você, acredita que um dia veremos humanoides disputando de igual para igual com atletas de carne e osso?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *